fuel-dark

(16) 99241-2169

contato@fuelconsultoria.com.br

Horário

Seg - Sex: 08h às 18h

Conselho de Política Energética aprova aumento de etanol nos combustíveis a partir de agosto

Percentual de mistura do etanol na gasolina vai subir de 27% para 30%. No biodiesel, elevação será de 14% para 15%. Governo aguarda redução de até R$ 0,11 por litro de gasolina.

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou, elevar, a partir de 1º de agosto, o percentual de mistura do etanol na gasolina de 27% para 30% e, no caso do biodiesel, subir de 14% para 15% a mistura do etanol.

As medidas visam a auxiliar o país a enfrentar possíveis altas no preço do petróleo em razão do conflito militar entre Irã e Israel.

🛢️O Irã é um dos principais produtores mundiais de petróleo, refinado para produção de combustíveis fósseis.

🪙O secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Pietro Mendes, afirmou que o governo projeta, com a medida tomada nesta quarta, uma queda de até R$ 0,11 por litro no preço da gasolina vendida nos postos de combustíveis.

Segundo ele, a queda no preço da gasolina é aguardada porque o etanol, considerada a tributação, é mais barato do que a gasolina A. Mendes afirmou que a medida abre caminho para que o Brasil seja autossuficiente em gasolina.

O secretário também disse que o aumento do percentual de etanol na gasolina deixa o país menos suscetível às oscilações do petróleo no mercado internacional, em especial no cenário atual de conflitos no Oriente Médio.

No caso do Irã, cerca de um terço do petróleo comercializado no mundo passa pelo estreito de Ormuz. Um eventual bloqueio do espaço pode ampliar o preço dos barris.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, o aumento de etanol no biodiesel não deve ter impacto significativo nos postos.

A reunião extraordinária do conselho foi realizada no Ministério de Minas e Energia, que preside o CNPE, e contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O conselho, que reúne representantes de 16 ministérios, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da sociedade civil e de instituições de ensino, assessora o governo na definição de políticas da área.

Fonte G1

Categorias

Veja Também

X