Saiba tudo sobre a gasolina aditivada:
Não é de hoje que o preço da gasolina vem ficando cada vez mais caro, o que afeta diretamente no bolso do consumidor. Anos atrás, era possível chegar em um posto e pedir para encher o tanque e o combustível durava um tempo razoável, por um valor justo. No entanto, atualmente, poucas pessoas conseguem manter esse hábito.
Com a alta dos preços, ficou difícil sair sem se preocupar com esse gasto no fim do mês, visto que tudo aumenta, menos o salário mínimo. Devido a isso, muitas pessoas começaram a pensar em alternativas que pudessem fazer a gasolina render um pouco mais.
Mas, como é possível fazer a gasolina durar por mais tempo? É verdade que a gasolina aditivada rende mais? Se você deseja ter a resposta para essa e outras perguntas sobre esse assunto, continue lendo esse texto.
Em função da alta no preço do combustível, a gasolina aditivada tem ganhado maior atenção recentemente de pessoas que desejam economizar. A questão é: afinal, ela rende mais?
As pessoas geralmente associam a gasolina aditivada à um combustível potencializado. Logicamente, se um combustível pode melhorar o desenvolvimento do carro, é possível que o automóvel passe a consumir menos, gerando, assim, um consumo menor, o que resultaria numa economia.
Portanto, gasolina aditivada é a gasolina que recebe em seu composto a adição de álcool anidro, além de substâncias conhecidas como dispersantes, que tem o objetivo de diminuir o armazenamento de sujeiras no carburador. No entanto, ela oferece outras vantagens, como a de ajudar na desenvoltura do motor.
Qual é a diferença entre gasolina comum e gasolina aditivada?
Agora que explicamos o que é a gasolina aditivada, precisamos traçar um paralelo entre ela e a comum para que não restem dúvidas de quais são as diferenças entre elas. Além disso, é essencial que entendamos como elas atuam nas funcionalidades do motor, para que possamos seguir em frente com a nossa pergunta.
A gasolina comum, durante a sua fabricação, não recebe aditivos que atuam na limpeza, sendo assim, não contém substâncias para a proteção do motor. Ela deixa resíduos que ficam sobre as válvulas do motor e que podem implicar no lento desenvolvimento do automóvel, causando maior consumo.
Por outro lado, a gasolina aditivada recebe em sua composição aditivos, assim como dispersantes químicos que agem na limpeza do motor. Logo, o detergente contido deixa a sujeira solta para que o dispersante possa removê-la. Dessa forma, é possível manter a potência do motor que seria afetada pela sujeira.
Mas afinal, ela rende mais?
Ultimamente, muito tem se falado sobre a gasolina aditivada e a suposta promessa de que com ela é possível economizar no consumo de combustível. E essa informação procede!
Acontece que a gasolina aditivada reduz o atrito no sistema, consumindo, portanto, menos combustível. Além disso, ela pode trazer outras vantagens para os usuários pois impede que a sujeira se agrupe, causando o mau funcionamento do automóvel.